Como mudar a tela de logon do Windows 7
Padrões do Windows não precisam ser sinônimos de coisas estagnadas e sem personalidade. Embora exija um pouco mais de trabalho, você pode fazer com que o computador inteiro fique com o seu jeito e as suas preferências. Afinal, de que adianta um personal computer se ele não está personalizado?
Apesar de receber o mesmo nome, cada versão do Windows tem suas especificidades e programas adequados à alteração de tela de logon. Assim, se você pretende personalizar o computador desde essa primeira etapa, precisa ter o software compatível com a sua versão do sistema operacional. Para tanto, existem o LogonStudio for XP, LogonStudio Vista e, por fim, o Windows 7 Logon Screen Editor.
Antes de começar, você deve estar certo de qual é a sua versão. Do contrário, o programa errado pode causar problemas ao sistema operacional. Depois disso, recomendamos que você faça um ponto de restauração e o backup dos arquivos mais importantes. Afinal, todas as mudanças desse gênero podem, eventualmente, apresentar problemas.
Veja a seguir as opções para cada um dos sistemas operacionais da Microsoft.
Mãos à obra!
Windows XP
Pode-se dizer, sem a menor sombra de dúvida, que o LogonStudio for XP é o mais completo dos programas para fazer alterações na tela de logon do Windows. Ainda assim, ele não dispensa a necessidade de tomar precauções contra eventuais problemas de funcionamento do seu computador. Por isso, certifique-se de ter feito os pontos de restauração e backups!
Depois de ter tomado essas medidas, você já pode baixar e instalar o seu LogonStudio for XP. Quando você tentar iniciar o programa, é importante que faça o registro. Do contrário, não é possível executar este software. Feito isso, você pode criar novas telas.
Clique em “New” (Novo) e preencha a janela que vai aparecer apenas com os dados essenciais como o nome do tema e o seu próprio nome – afinal é importante assumir a autoria! Depois, confirme clicando em “Create” e prepare-se para o próximo passo.A janela que surge em seguida é bastante completa. Portanto, esteja preparado para clicar e alterar cores, imagens e fontes como nunca! Preste atenção nas divisões que o programa impõe à tela de logon. Você deve segui-las, afinal trata-se de uma estrutura bastante delicada.
Depois de personalizar à vontade, você deve clicar no primeiro ícone da Barra de ferramentas do programa. Porém, se você preferir algo imediato, pode usar os modelos que o LogonStudio for XP já possui na sua biblioteca de exemplos. Basta clicar e aplicar.
Windows Vista
Se o seu sistema operacional for o Windows Vista, você deve usar o LogonStudio for Vista. Entretanto, só faça as alterações se todas as medidas preventivas (ponto de restauração e backup) já estiverem completas. Depois de certificar-se, faça o download do programa clicando aqui.
Assim que o LogonStudio for Vista estiver instalado na sua máquina, é hora de criar suas próprias telas de logon. Clique na opção “Create” (Criar) para abrir a janela de nomeação da sua nova tela de logon.
Depois, clique em “Browse” (Procurar) para buscar a imagem a qual você pretende usar como plano de fundo para a sua tela de logon. Quando encontrá-la, conclua clicando em “Save” (Salvar). Para finalizar a operação, clique em “Apply” quando o tema desejado estiver selecionado.
Pronto! Você já alterou a sua tela de logon!
Windows 7
Em total discordância com as versões anteriores, o programa para personalização de tela de logon do Windows 7 é o mais fácil de operar. O Windows 7 Logon Screen Editor dispensa qualquer tipo de instalação. Porém, ele pede que você determine o idioma de uso logo que executa o software.
Infelizmente, não há versão em português. Por isso, você deve usar aquela em inglês deste software. Depois disso, você é levado a uma janela para de personalização da tela de logon. Como se trata de um software simples, você pode apenas trocar a imagem de fundo.
Para fazer isso, clique em “Set as background” (Definir como plano de fundo). Caso deseje reverter, clique no botão vizinho a este – “Default background” (Plano de fundo padrão) para restaurar. Pronto! Agora a sua tela de logon já está personalizada de acordo com a sua vontade!
Depois disso tudo, não se esqueça de reiniciar o computador para confirmar se todas as mudanças ocorreram como deveriam. Se a sua tela personalizada apareceu sem qualquer problema, parabéns! Agora você já possui um verdadeiro personal computer!